terça-feira, 16 de abril de 2013

Portador de deficiência física é exemplo de superação


Uma brincadeira aos 21 anos de idade mudou a vida de João Afonso Policarpo. Hoje, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1998, a Folha da Região mostra o exemplo de superação de um rapaz que fundou uma entidade que atende 80 pessoas com deficiência física. 

Policarpo, 58 anos, jamais imaginou que pular de uma cachoeira em Salto Botelho, na região de Presidente Prudente, próximo a Bento de Abreu, poderia deixá-lo tetraplégico. No salto, ele bateu a cabeça em uma pedra, quebrou parte da coluna cervical e teve lesões na medula.

  A história de Policarpo se confunde com a da entidade, que tem 31 anos. Por conta da dificuldade em conseguir tratamento, Policarpo, que na época trabalhava com contabilidade, fundou junto com outros colegas também deficientes a Aadefa (Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos de Araçatuba). "Foi uma iniciativa que tivemos para ajudar o próximo", lembrou. 

A superação de Policarpo é apenas um dentre os vários exemplos relatados por pacientes da Aadefa, que também "luta" contra problemas financeiros e administrativos. Referência regional no atendimento ao deficiente físico, a entidade tem muito a comemorar na data de hoje, sendo o principal motivo a redução de metade de suas dívidas, que chegou a R$ 180 mil entre 2001 e 2009.

Fonte: http://www.folhadaregiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário